sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

"E aos vinte e nove com o retorno de Saturno decidi começar a viver..." (Renato Russo)

Definitivamente, não posso me queixar de 2011. Esse foi realmente o meu ano! Aliás, o nosso ano! O ano em que curti o Vinícius mais do que tudo, aprendendo especialmente a não deixar de ser esposa e mulher pra ser apenas mãe. Aprendi (ops! ainda estou aprendendo!) a equilibrar todos os lados da minha vida, para não deixar nada faltando. E devo tudo isso à uma pessoa que causou a maior revolução da minha vida, e que não para de me surpreender dia após dia...

Em homenagem ao encerramento do ano, eis a nossa retrospectiva!

Janeiro - Vinícius completa dois meses, trocamos de carro e meu pai amado conhece o netinho.


Fevereiro - Vinícius completa três meses, se apaixona pela Yara Soares e começa a ouvir Chico Buarque.





Março - Primeira viagem do Vinícius (Penedo), primeiro banho em piscina aquecida (do hotel), início das papinhas de frutas e sucesso total no aniversário do irmãozinho Arthur.






Abril - Segunda viagem do Vinícius (pros pais alucinados verem o U2 em SP), batizado na Igreja da Penha, Vinícius encanta o vovô Sebastião, aprende a rolar, primeira ida ao circo (Marcos Frota) e começam as papinhas salgadas.






Maio - primeira noitada sozinho (os pais foram ao show do Paul McCartney no Rio), primeiro (na verdade, segundo) Dia das Mães, formatura na pós graduação do Papai e começa o frio.




Junho - Casa nova, aprender a dormir em colchão de ar, pintar o quarto do Vinícius e aniversário do vovô Sebastião, onde o Vinícius fez o maior sucesso com as primas.





Julho - Frio e calor se alternam, Papai faz aniversário e o Vinícius aprende a ficar em pé.




Agosto - Frio e calor de novo, início das bagunças extremas e dos sorrisos para foto.


Setembro - Só felicidade, mesmo em dias frios!


Outubro - Aniversário da mamãe com direito a festa e Vinícius aprendendo a comer chocolate.



Novembro - Festa de 1 aninho do Vinícius!




Dezembro - Natal e Ano Novo (antecipado por causa do Papai) andando pra tudo quanto é canto!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Eu que fiz!

Desde que o Vinícius nasceu, passei a me interessar bastante por cozinha, e resolvi então que faria o bolo do primeiro aniversário. A ideia foi crescendo junto com o bebê, e então chegou o dia de realizar o feito. É claro que tudo deu errado antes de dar certo, e o que seria um bolo do Bob Esponja todo modelado em pasta americana virou um bolo com papel de arroz, não menos bonito e nem menos gostoso.




Daí então, seguindo um blog de culinária, o Que Fofurice, resolvi tentar fazer o panetone caseiro (que tirei daqui), e na falta de uma forma de panetone adequada (acabaram todas na minha cidade), inovei e fiz nas forminhas de cupcake. Nem ficou ruim! Pelo contrário, deu um charme bem legal...




Enfim, adoro cozinha, adoro cozinhar pro marido e pro Vinícius (tão bom de garfo quanto eu), e ver nosso bebê crescendo e adorando comer as coisas que a gente faz não tem preço...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Porque nunca mais andei limpa desde que meu filho nasceu...

Porque tudo começou com o leite. Ah, o leite! Vazava o tempo todo, manchou todos os meus sutiãs e blusas. É, eu fui proibida pelo pediatra de usar o absorvente higiênico para seios. Dizia ele que eu poderia ter mastite. Tudo bem que eu não tive, mas bem que o leite empedrou, tive febre e tive que usar compressas geladas pra diminuir a dor... E lá ficou o cheiro do leite materno.


E então vieram as golfadas. Argh! Não gosto nem de lembrar!!! Houve um tempo, entre o terceiro e o sexto mês, que tudo que o Vinícius comia, voltava. E o cheiro NUNCA era agradável. Nem mesmo remotamente! Preocupados, levamos o pequeno ao médico. O diagnóstico? Olho grande!


E lá pelo quinto mês começaram as papinhas salgadas e o nosso martírio só aumentou. Porque as golfadas não paravam!!! E tinha uma tal papinha de espinhafre, pronta, que era um suplício: entrava bem, e saía mal. Fedia mais que banheiro de rodoviária. Lembrar dá enjoo... Já quase vomitamos juntos com os fedores horrendos das golfadas de papinha...

Com as papinhas e os dentinhos, vieram os Super Cocôs, que lotavam a fralda e saíam pelos lados. COMO ASSIM, ESSE MENINO TÁ CAGADO DE NOVO??? era o que mais se ouvia em casa. Surgiram os primeiros par-ou-ímpar pra definir quem trocava a fralda. Isso porque nem citei as inúmeras vezes que o xixi foi parar na minha roupa, faltando um "beiço de pulga" pra ir pra minha cara... Cada Super Cocô gerava horas de reclamação e choradeira. Baldes e baldes de roupa de molho, tentando tirar as manchas do cocô. Caixas de sabão em pó gastas por causa de meia dúzia de shorts do menino. E os Super Cocôs não diminuíram, as fraldas é que aumentaram. Mas ainda vaza de vez em quando, gerando mais e mais lágrimas, lavadas de mão, recriminações ("você aprontou pra mim! eu sei!"), e álcool em gel, MUITO álcool em gel...

Hoje em dia estamos na fase do "deixa eu andar que eu sei!". E por isso mesmo, tudo vem parar na minha roupa. TUDO. Desde sachês de catchup que viveram anos no piso, até mesmo formigas e comida que cai da boca. Isso quando essa dita cuja comida não cai da boca EXCLUSIVAMENTE pra vir pra minha roupa! Sem contar nas mãos, sujas de tudo que possa imaginar, das babas infinitas (ainda tem dentinhos nascendo...), das ainda existentes golfadas de mamadeira (pelo menos o leite Ninho fede menos que o outro quando é regurgitado!)...

Eu costumo dizer que antes de ter um filho, meu cheiro era Victoria's Secret, perfume Carpe Diem, xampu O Boticário, desodorante Dove; agora o cheiro é leite azedo, comida vomitada, cocô e xixi. Mas sinceramente? Não troco esses fedores por nenhum cheiro bom. Porque não há coisa igual a receber um abraço apertado de manhã. Um beijo gratuito à noite. Um balbucio de qualquer coisa ininteligível seguido de um sorriso com poucos dentinhos, ainda minúsculos. Uma caminhada audaciosa de vinte passos com uma queda homérica de bunda no chão, e um sorriso imenso. Não há prazer que pague ver seu filho, aquela "coisica" que cresceu e saiu de você e que tem os olhos de alguém que você ama, crescendo e aprendendo coisas novas todos os dias. Não tem porque trocar os "fedores" de uma vida de aprendizados e felicidades nas coisas pequenas por perfumes caros e cremes importados. Porque no fim de tudo, o que mais conta é que ele vai dizer daqui a um tempo: "Mãe, te amo muito! Obrigada por tudo!". E isso, não tem cheiro que pague.

domingo, 20 de novembro de 2011

E um ano se passou...



Parece que foi ontem, mas já se passou um ano... Ainda lembro claramente de todas as sensações, desde o primeiro minuto quando descobrimos a gravidez...

Ser mãe é uma missão que se revela a cada dia, a cada franzir de sobrancelhas, a cada sorriso... Ser mãe é descobrir que uma cama de casal é muito pequena pra nós três (e é o Vinícius quem ocupa mais espaço), é não ter mais sono depois que ele acorda, é brincar de esconder o dia inteiro e se divertir a valer com isso, é fazer a vida inteira ganhar significado com um beijo babado que ele me dá com todo o carinho. Ser mãe é ser feliz porque às vezes ele prefere o pai, e sempre, sempre, sempre se emocionar ao ver os dois juntos.

Aprendo a ser mãe todos os dias, várias vezes por dia. Aprendi que Danoninho tem que ser no pote de Danoninho. Que o almoço tem que ter música. Que o jantar tem que ter desenho. Que às vezes eu vou ganhar um beijo, e às vezes vou ganhar uma mordida, mas ele tem certeza que eu mereço cada um. Aprendi que vou me emocionar todos os dias, até o fim da minha vida, só de olhar pro meu filho e ver o quanto ele é feliz, o quanto ele é amado e querido, o quanto ele aprende, e como ele aprende rápido...!

O primeiro aniversário do Vinícius chegou, ligeiramente diferente daquilo que nós planejamos, mas espero que seja da vontade de Deus, como sempre tudo em nossas vidas. Só sei que é bom demais ter esse menininho esperto e sapeca todos os dias na minha vida, sempre com o maior sorriso do mundo!

Feliz aniversário, meu Lindão!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Futuro leitor



Às vezes acho que a maior diversão do Vinícius é folhear os livros... 



Tomara que ele seja um grande leitor no futuro!!! Hoje ele pegou esse aí e gastou um tempão até eu levar os dois pra cama. Lá ele passava o dedo nas figuras e ficava "falando". Será que ele tava me contando a história?? rs

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

É (quase) verão!!!

Dentre todas as coisas boas que morar em casa (e não mais em apartamento) nos trouxe, uma delas foi a liberdade indescritível que o Vinícius ganhou. Poder circular pela frente da casa, ao sol, brincar de bola sem me preocupar em quebrar nada, piscininha (momentos impagáveis!)... Realmente, Deus sabe o que faz, e acertou em cheio ao nos dar essa casa! Obrigada, Senhor! =)

**********************************************************************************

E agora, o momento VIP da semana. Sim, ele está ao sol com as "partes" desnudas. Mas foi praticamente só pra tirar foto, porque como ele não enxerga quando o dia está muito ensolarado, não fica muito tempo.
PS: Alguém aí sabe se existe óculos de sol para bebê?

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aprendendo a comer

Desde os cinco meses o Vinícius come papinhas salgadas, mas só agora (sabe-se lá porque) que eu resolvi deixar ele tocar na comida, ver a textura, provar os alimentos com as próprias mãos... E olha, o resultado foi surpreendente! Porque ele, que coloca tudo (tudo MESMO) que vê na boca, não pôs um grão de arroz na boca! Foi tudo pro chão. Ou pra minha boca, porque ele fez questão de me alimentar.

**********************************************************************************

Mas fala sério, essa carinha linda de quem está descobrindo a vida me fez ficar muito orgulhosa e pensar: "É, o Guiller e eu fizemos um excelente trabalho!"

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Retornando aos poucos!

A rotina de ser mãe e trabalhar não tem dado folga, ainda mais porque eu encarei meu último semestre da faculdade, e uma mudança inesperada de cidade. Agora a rotina é: acordar 5h30, dar a mamadeira do Vinícius, ir trabalhar, ir pra faculdade, chegar em casa às 22h40 pra fazer comida pro dia seguinte, brincar um pouco com o Vinícius e dar atenção pro Marido, e irmos dormir todos à 01h00... só aguento isso porque recebo muito carinho!!!!

**********************************************************************************

Sabe-se lá se foi bom ou não, mas uma cirurgia no ombro me deixou de molho em casa por algumas semanas (previsão de mais 2 meses assim...). Pelo menos estou acompanhando meu lindão o tempo todo em casa, testando receitas (ops! meu médico não pode saber!), e me aventurando no incrível mundo dos doces e bolos confeitados, coisa que quero fazer há tempos. Quando tiver uma foto bacana, posto aqui, quem sabe alguém me encomenda um bolo? rs

**********************************************************************************

Depois de tanto tempo longe, fica é a foto da minha família, que eu amo tanto! O Vinícius, nosso Lindão, o Arthur, o filho que a vida me deu, e o meu amor lindo, maravilhoso, por quem eu sou muito apaixonada! Amo vocês!!

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz dia das mães!!




O tempo e a criatividade para postar não são lá muito grandes, mas essa data tão especial não poderia, de forma alguma, passar em branco!

É o meu primeiro dia das mães com o Vinícius nos braços, ano passado ele estava dentro da minha barriga, quentinho e protegido. E hoje ele está aí, ganhando o mundo, conquistando seu espaço, encantando as pessoas... e me enchendo de orgulho em cada sorriso, em cada colherada de comida, cada fralda suja... Sei que daqui pra frente as coisas serão maiores, mais estimulantes, mais grandiosas... espero estar preparada pra tudo isso!

Por fim, recebi esse e-mail hoje pela manhã do meu marido amado. Ele é meu maior incentivador, em tudo! É quem me estimula, me apoia, me ensina... Meu amor, muito obrigada por ter me dado esse enorme presente no dia das mães: o Vinícius!


Fala sério, existe dia mais especial que esse?? Na minha opinião não!
O dia de hoje é o seu primeiro dia das mães. Dia esse que você terá o Vinícius nos seus braços o tempo todo, sentindo todo o amor que ele te dá, em cada olhar e cada sorriso.
Nunca tive dúvidas de que você seria uma ótima mãe. Até mesmo antes de darmos os primeiros beijos já falávamos sobre isso e tinha a impressão de que você se daria muito bem com um bebê em seus braços. Mas como eu poderia imaginar que iria se dar tão bem assim?? Amor, você me surpreendeu. Você é uma mãe além do que eu podia imaginar existir. Muito carinhosa e amorosa, sempre disponível e preocupada, sempre se cobrando muito, mesmo sem precisar.
De coração, o Vinícius tem muita sorte em te ter como mãe, é garantia de felicidade e amor para o resto da vida! E que venham nossos próximos filhos para também desfrutar de todo esse amor! Sei também que você será uma ótima mãe para o Arthur, nos momentos em que ele estiver conosco!
Hoje não posso estar aí pessoalmente, infelizmente estou longe de você e não posso te dar o seu merecido abraço e um presente. Mas estou de coração. Pode fechar os olhos que sentirá meus braços ao seu redor, meu carinho em seu rosto e um beijo em sua boca. Além do mais tem um pedacinho meu aí no seu coração.
Eu te amo muito!
Parabéns pelo seu dia!!!!!
Guiller, Vinícius & Arthur.



Feliz dia das mães pra todo mundo!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Papinhas de legumes e coração apertaaaaado...





Esse mês o Vinícius completou cinco meses (já!!!), e como minha licença maternidade já está pra acabar, o pediatra recomendou a introdução da papinha de legumes no almoço. Depois de chorar escondida com o Guiller por uns cinco minutos (e ele, paciência infinita!, me acalmando, dizendo que isso era bom), lá fui eu fazer a tal papinha. Frango, batata, cenoura e abobrinha (nunca vou esquecer!). Preparei tudo (sem sal, conforme indicação do 'tio' João, o pediatra), passei no processador, e fiquei realmente surpresa com a voracidade do Vinícius em comer a papinha! Nem deveria ter ficado tãaaaao surpresa assim, já que as frutas ele comeu sem fazer cara feia em nenhum momento! Mas a papinha... a gente até brincou aqui em casa: "Ele sempre fez isso, né? Nasceu comendo papinha?". Agora já estou mais tranquila, mas a primeira... me fez chorar, ao ver que daqui a pouco ele nem vai mais mamar...

***********************************************************************

Então, e como bom filho que ele é, adivinha o que ele faz agora???? rs. Come tudo e ainda mama! Guloso como eu... =)

***********************************************************************

O prazer de fazer essas papinhas pra ele é tão grande, que eu decidi acordar mais cedo pra preparar antes de ir pra faculdade. Fica um pouco sacrificante, durmo menos tempo, mas por ele qualquer sacrifício vira prazer...

***********************************************************************

Esqueci de contar da papinha pronta. E nem vou dar o nome do fabricante também! rs. Durante o feriado da Semana Santa nós estávamos na casa da minha sogra, e pra não atrapalhar a rotina da casa, compramos alguns potinhos de papinha pronta. Ele comia TUDO, e ficava reclamando quando acabava! Tanto as de legumes quanto as de frutas. Que orgulho que me deu....!!!

***********************************************************************

E agora, a foto!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Frutinhas!

***********************************************************************

Hoje, dia 01/04, faz um ano que descobrimos a existência do Vinícius. Pegamos o resultado do exame pela internet, e ficamos um tempo abraçados, chorando, sem saber o que esperar agora. Ao mesmo tempo que me inundou a mais pura felicidade, fiquei cheia de medo, medos que me acompanham até agora. "Será que vou ser boa mãe?", "Será que ele é saudável?", "Será que vou amá-lo?", "Será que ele vai me amar?", "Será que vou dar conta?". Foram tantos questionamentos! E o Vinícius a cada dia me ajuda a responder mais uma pergunta... Sim, eu sou uma boa mãe. Até agora, pelo menos! Sim, ele é saudável. E sim, nós nos amamos profundamente! Os sorrisos cheios de gengivas dele fazem tudo valer a pena...

***********************************************************************

No dia em que o Vinícius completou quatro meses o pediatra indicou a introdução da papinha de frutas à tarde. Além de marcar uma passagem de tempo importante pra mim, começou a cair a ficha... faltam 2 meses pra eu voltar a trabalhar, faltam 2 meses pro Vinícius desmamar! Lógico que eu chorei um rio! Escondida, claro. Apesar de saber que é super importante pro desenvolvimento dele começar a comer outras coisas, é um sinal também de independência, qual mãe possessiva como eu consegue imaginar que não vai mais alimentar seu filho de si mesma?

Claro, tive inúmeros problemas durante a amamentação; meus seios racharam, eu chorei de dor enquanto o amamentava, enchia os mamilos com creme de lanolina, fiquei me sentindo culpada quando o Vinícius vomitou depois de mamar pensando que a culpa era do creme (e não tinha nada a ver... rs), chorei quando ele mamou por 3 horas seguidas (essa jamais vou esquecer...), vi sair sangue do meu peito, tive diminuição na produção de leite a ponto do Vinícius chorar de fome e eu ter que tomar comprimidos pra aumentar novamente a produção. Por fim, nos ajustamos à amamentação. A ponto de eu acordar todos os dias às 3h30 feliz pra amamentar. E acordar novamente às 6h30 pra amamentar. E continuar feliz quando ele quer mamar de hora em hora (mesmo!), sem me dar tempo de fazer nada.

E quer saber? Faria tudo de novo. Sem nenhum arrependimento. Adoro ser mãe!

***********************************************************************

As fotos são em homenagem a dois dos momentos importantes que tivemos no último ano; a descoberta da gravidez, e a primeira papinha de fruta do Vinícius. Ambos, para mim, emocionantes...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Três meses

O tempo passa tão rápido... Ontem o Vinícius completou 3 meses, cada dia mais lindo e esperto...

Mais uma vez, só deu pra fazer o video quando ele dormiu... rs. E como sempre, é homenagem ao papai!!! =)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dois meses do Vinícius

Aproveitando o tempo que ele está dormindo, fiz mais um video, dos dois meses do nosso bebê lindo. Cada dia mais lindo, aliás... rs.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Comemoração de um mês

Não tenho palavras para dizer o quanto esse momento da minha vida é especial... só mesmo um video pra tentar traduzir a minha emoção... Eu sei, eu sei, ele já fez dois meses. Mas só agora tive tempo de fazer isso... rs. Depois posto o de 2 meses!!!

Um beijo!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Antes tarde do que nunca... =)



Voltei!!!

Finalmente o Vinícius nasceu!! Eu andei bastante ansiosa por esse momento, mas finalmente ele chegou, trazendo muita luz pras nossas vidas, e levando embora minhas noites completas de sono... rs.

Brincadeiras à parte, o Vinícius é um anjo! Dorme bem, mama bem, quase não chora... acorda à noite pra mamar como todo bebê, mas mama e logo volta a dormir. Agora estamos encarando nosso primeiro período de separação do papai (é o embarque de volta das férias do Guiller), e já estamos longe há uma semana. Até que tenho me virado mais ou menos bem... o período de "turno" do Guiller, de 7h às 9h da manhã, é que está sendo bem complicado, pra mim e pro Vinícius. Pra mim, porque é quando sinto mais sono; e pro Vinícius, porque é quando ele mais sente falta do pai, que ficava cantando e andando com ele até ele dormir de novo. Eu não consigo... rs.

Faltando 3 dias pro Vinícius completar 2 meses, retomo o blog deixando duas fotos: a do nascimento (que com certeza foi o momento mais especial da minha vida!), e uma bem recente, mostrando como ele tá lindo e grande.

Um beijo a todos!